top of page

- Grupo -

MAES COMUNIDADE INOVADORA

4bdad71e-89b6-4973-80cb-823920a32cf2.jpg

CRE9/NTE  -  IFMS

FORMAÇÃO

Com o movimento de retomada da discussão sobre as diretrizes curriculares e de bases comuns nacionais para currículo pelo Programa Currículo em Movimento, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009 (MACEDO, 2014), somada à culminância na homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, e o envio da terceira versão da BNCC do Ensino Médio para discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), em abril de 2018 e retomada da discussão pelos professores em agosto de 2018, um grupo de educadores de Nova Andradina, vinculados ao curso de extensão RE-MAES Rede de Formadores em Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina, aceitaram o desafio de construir um currículo para formação de professores em serviço, com base na interpretação das diretrizes trazidas na Base Comum Curricular da Educação Básica e na realidade do contexto social e escolar local.

Constitui-se então o curso de aperfeiçoamento pedagógico MAES Professores em Comunidade de Aprendizagem ProfCAC, que é fruto das discussões dos professores participantes do curso de extensão em Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI - MAES, em 2017, e do curso Rede de Formadores em Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI - RE-MAES, no primeiro semestre de 2018, ambos alicerçados em uma práxis pedagógica que engloba saberes contrários às divisões disciplinares, fragmentadas e reducionistas, primando por uma base  consistente necessária à formação da identidade do profissional da educação (GAUTHIER, 1998). Para Gauthier (1998), os cursos de formação de professores devem se preocupar com a constituição da identidade profissional do docente, além de definir os saberes, as habilidades e as atitudes envolvidas no exercício da docência. Nessa mesma direção, Abrucio (2016) chama atenção à falta de abordagem didática nos currículos dos cursos de formação de professores no Brasil, sendo a partir destas lacunas que o MAES ProfCAC se justifica, uma vez que procura, mediante ações pedagógicas e pesquisas, promover saberes, habilidades e atitudes guiadas pela pedagogia de problema e projeto.

O presente projeto contém diretrizes técnico-pedagógicas do curso de aperfeiçoamento pedagógico de professores em serviço de Nova Andradina e região intitulado MAES ProfCAC Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre Professores vinculados à Rede MAES. Mediante interação de professores-cursistas da Rede MAES, ocorrida no período de fevereiro a junho de 2018, compreende-se currículo como “a materialização do desejo de uma instituição ou indivíduo buscando o desenvolvimento do sujeito para o convívio social”. É o desejo de professores em serviço em instituições da rede federal (IFMS/NA), estadual (SED/MS/NA) de educação que encontra-se registrado no presente Projeto Pedagógico de Formação de Professores.

O resultado do trabalho desenvolvido pela Rede MAES consiste na definição de competências essenciais ao professor do século XXI, os objetos de conhecimento para o período de aperfeiçoamento, habilidades, assim como, uma proposta de rubrica que nada mais é do que parâmetros iniciais para o desenvolvimento do currículo do curso.

Procura-se focar não somente em “o quê” e “como” ensinar. Está no bojo do presente projeto de curso de aperfeiçoamento pedagógico os “porquês” dos conhecimentos selecionados e não outros, seguindo alguns princípios das teorias críticas e pós-críticas de currículo apresentados por Silva (2017). Trata da materialização de uma teia complexa e recheada de contradições, justificadas pelas múltiplas identidades, saberes e relações de poder implícitas na trama social estabelecida durante a construção do currículo, pela Rede MAES. Temos ciência das limitações do presente currículo, no entanto, reconhecemos o esforço da Rede MAES em causar “fissuras” na estrutura de currículos tradicionais, geralmente, organizados de forma multidisciplinar que, a nosso ver, pouco contribui para formação integral do professor. Assim, nasceu o MAES: Metodologias Ativas para compreensão de Currículo por habilidade e competência, sendo uma proposta de multiplicar e estender a rede de formação iniciada em 2017, onde os cursistas que vivenciaram o currículo por competências serão, hoje, os formadores.

A formação é relevante porque possibilita a formação pedagógica docente comprometida com os valores que fundamentam uma sociedade democrática, com os conhecimentos referentes à compreensão da educação como prática social, em consonância com a função social da instituição escola. Portanto, este curso concebe a formação profissional do educador como uma atividade humana, técnica, política e ética, voltada para a cidadania e a aquisição de saberes relevantes para sua atuação profissional por meio de um currículo alinhado com as exigências epistemológica, filosóficas, didático-pedagógica e necessárias do contexto social atual.

About
Services

GALERIA

Gallery

CONTACT

Success! Message received.

Contact
SAY HELLO

Phone: 123-456-7890

Email:  info@mysite.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
OUR ADDRESS

500 Terry Francois Street

San Francisco, CA 94158

OPENING HOURS
bottom of page